Redige habitualmente em latim, língua que não domina nem tão pouco conhece, artigos científicos que as revistas da especialidade teimam em não publicar. Para a TV7 DIAS e MARIA escreve artigos económicos. No tempo que lhe sobra escreve aqui.
22
Nov 11
jls, às 18:55link do post | comentar | |

 

Há uns dias atrás o Conselho Superior da Magistratura decretou a aposentação compulsiva de um Juiz por este sofrer “reconhecidamente de incapacidade do foro psíquico”, ou nas palavras dos mesmos membros no intervalo da reunião para café; por este ser maluco.

   

Chegaram a esta conclusão os doutos membros do CSM pela análise ao trabalho do juiz. Até Maio o magistrado tinha em sua posse 304 processos "com conclusão aberta por despachar e com prazo excedido". Mas a piece de resistence da notícia foi o facto de o Juiz, no normal desempenho das suas funções, ter tratado por “fofinha” uma ré. Consta uma nota de acta de sentença que diz que "pelo M.mo Juiz foi dito oralmente "absolvida a ré fofinha"".

 

Foi aqui que o caldo entornou. Processos em atraso o CSM até admite e acha natural, Juiz que é Juiz decide sempre fora de prazo, agora falta de tento na língua é que não. Após rigorosa investigação decidiu o conselho de sábios aposentar o Juiz.

 

A história terminaria aqui não fosse o facto da realidade sempre superar a ficção. Afinal a “fofinha” era mesmo “fofinha”, mais precisamente “Fofinha - Fios e Tecidos, Lda” ou não se tratasse de uma empresa e não de uma pessoa. Por outro lado a acusação ao juiz de sofrer “reconhecidamente de incapacidade do foro psíquico” pode ser consequência do falecimento dos pais e da esposa e do apoio que tem de prestar a uma filha que sofreu perturbações de ordem psicológica.

 

Como o Juiz recorreu da aposentação forçada a história ainda não terminou. Enquanto espero pela punch line penso em como é fácil edificar uma verdade com mentiras ou uma mentira com verdades, é apenas uma questão de perspectiva ou como na peça de Alfred Musset, Não se brinca com o Amor, de linguagem. “Nem tudo mente num homem quando a sua linguagem mente”. 


mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
26

27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO